O Blogue foi criado no âmbito da disciplina de História A por sugestão da professora. Nele serão aprofundados temas do 11º ano, por exemplo, a Holanda e a Inglaterra, do século XVIII, em matéria de política, economia, hegemonia comercial, etc.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Meios de transporte


Os transportes encontraram nesta altura um grande desenvolvimento, pois não só eram importantes para a distribuição dos produtos de série como também eram constantemente melhorados. O motor de explosão deu origem a meios de transporte como os aviões (irmãos Wright) e os automóveis, cuja indústria conheceu grande desenvolvimento e investimento, donde se destacam nomes como Benz, Ford, etc. Foram motivo de grande espanto pela população e até foram registados por um jornalista incrédulo que descreve o momento da chegada de um automóvel a uma vila inglesa.

Os navios a vapor ocuparam o seu lugar nesta altura recebendo, também, alguma atenção de capitalistas. Com o seu desenvolvimento, cresceram naturalmente vias de navegação tais como o canal do Suez e do Panamá.


Mas nenhum meio de transporte conheceu tanto investimento como o comboio, devido ao qual as linhas férreas cresceram sem precedentes. Por toda a Europa se vê um emaranhado de linhas férreas que cresceram para dar apoio às indústrias como transporte de matérias primas e produto acabado.


Os transportes foram, de facto, muito importantes nesta altura. A indústria viu-se totalmente apoiada por estes que cada vez tornavam o escoamento da produção mais rentável devido ao constante desenvolvimento dos mesmos. Criaram-se indústrias para a produção de automóveis, que empregaram muita mão de obra. A paisagem sofreu alterações e a Europa iniciou um conjunto de novas relações comerciais com os restantes continentes, o chamado Neo-colonialismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário