O Blogue foi criado no âmbito da disciplina de História A por sugestão da professora. Nele serão aprofundados temas do 11º ano, por exemplo, a Holanda e a Inglaterra, do século XVIII, em matéria de política, economia, hegemonia comercial, etc.

sábado, 14 de maio de 2011

A Conferência de Berlim e a partilha de África



A conferência de Berlim (1884-1885) foi proposta por Portugal (onde apresentou o mapa cor-de-rosa) e organizada por Bïsmark.

A proposta do mapa cor-de-rosa saiu falhada pois ia contra os interesses ingleses

de possuir todos os territórios desde o Cairo até ao Cabo (ideia de Cecil Rhodes).


Esta conferência acabou por levar à divisão de África pelas potências económicas europeias onde a Inglaterra foi a mais beneficiada :


Os direitos históricos portugueses sobre África foram totalmente esquecidos e trocados pelo Principio de Ocupação Efectiva, ou seja, terá direito à terra aquele que a conseguir explorar devidamente.

As motivações da partilha da África foram:

- Industriais/Económicas - Os industriais necessitavam de matéria-prima e mercados de escoamento. Uma vez que o mercado europeu estava saturado, as colónias africanas (livres de concorrência) eram o local perfeito para exportarem os seus produtos ao preço que lhes conviesse. Eram, também, convenientes pois a África tinha mão-de-obra barata, não era escrava, pois os países já a haviam abolido mas não era sindicalizada.

- Demográficas - O desenvolvimento da indústria e das melhores condições de vida levaram a uma redução da mortalidade e houve, por isso, uma sobre-ocupação do espaço europeu, logo houve a necessidade de escoar população.

- Geo-estratégicas - Pois a proximidade ao continente asiático convinha a certas nações, tal como a Inglaterra que lá tinha colónias.

As colónias foram realmente importante para os industriais. Nas palavras de Jules Ferry : "A política colonial é filha da política industrial.





1 comentário:

  1. bom concordo consigo com o breve resumo falta apenas aprofundares mais no que concerne a esse tema bom dia

    ResponderEliminar