O Blogue foi criado no âmbito da disciplina de História A por sugestão da professora. Nele serão aprofundados temas do 11º ano, por exemplo, a Holanda e a Inglaterra, do século XVIII, em matéria de política, economia, hegemonia comercial, etc.

domingo, 15 de maio de 2011

Portugal no mesmo período


No mesmo período em que a Europa lutava pela conquista do mundo, Portugal vivia o período da Regeneração, onde teve que lutar pela sobrevivência da economia.

Em relação à hegemonia europeia Portugal passou despercebido. Em primeiro lugar perdeu alguns dos seus territórios após a Conferência de Berlim. Esqueceram-se os seus direitos históricos, de descoberta e colonização e foram trocados pelo Principio de Ocupação Efectiva. Este principio em que os colonizadores tinham que conseguir explorar as potencialidades das suas colónias fez com que Portugal perdesse algumas das suas por não ter possibilidades para as explorar.

Em segundo lugar, Portugal pretendia possuir os territórios entre Angola e Moçambique, o chamado Mapa cor-de-rosa apresentado na Conferência de Berlim. No entanto, este projecto colidia com os interesses ingleses de possuir os territórios desde “o Cairo até ao Cabo”, o que levou a que a Inglaterra fizesse um ultimato a Portugal, onde exigia a retirada da proposta e das forças militares estacionadas no território pretendido. Portugal acabou por ceder após a ameaça de ataque ao reino.

Sem comentários:

Enviar um comentário